O QUE SER ENECOS?

A Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social é a entidade que representa o movimento estudantil de Comunicação no Brasil. A história de organização  e  luta  de  estudantes  de  Comunicação remonta  aos  anos 1970, quando entidades estudantis foram ilegalizadas pela ditadura militar. O primeiro registro apontando a existência de uma  executiva da área é de 1973, um documento confidencial emitido pelo DSI (Departamento de Segurança e Informação) do MEC e destinado à todas as universidades e secretarias de segurança pública do país. Na ocasião, estudantes de Comunicação haviam entregado ao então Ministro da Educação e Cultura uma carta questionando a proibição das reuniões de organização do II ENECOM, que seria realizado naquele ano em São Luís/MA. A resposta do Ministro é clara: as reuniões continuam proibidas e as organizações estudantis continuam ilegais.


A História registra que as\os estudantes foram protagonistas na luta contra a ditadura, reforçando a ideia da universidade como espaço de discussão e de formação  política. É no XV ENECOM - Curitiba 1991, que a Enecos nasce enquanto executiva de curso, já com as bandeiras de luta que traz até hoje: DEMOCOM, QFC e Combate às Opressões. Atualmente a Enecos é a única executiva de curso que realiza eleições diretas para suas coordenações e se mantém como um grande Centro Acadêmico nacional, unindo CAs e DAs locais na busca pelo social da Comunicação.

A Enecos é uma organização suprapartidária, livre de vínculos com o mercado e é organizada e gerida exclusivamente por estudantes. Nosso financiamento é feito apenas por meio de doações de CAs e DAs, campanhas e venda de materiais da Executiva. A militância da Enecos não se faz apenas nos encontros, mas principalmente no cotidiano dos CAs, DAs e Coletivos ligados à Executiva, colocando nossas pautas, políticas e resoluções no dia a dia das universidades de todo país. Respeitando a diversidade regional e propondo uma organização mais estruturada, a Enecos está dividida em 9 regionais, de acordo com a configuração cultural de cada região:



O Tal Coletivo de Comunicação Social foi formado em 2014 por estudantes da UFC após participação no 35º ENECOM - Alagoas (2014). A necessidade de construir a Executiva foi sentida junto ao desejo de reabrir o Diretório Acadêmico Tristão de Athayde, se organizando horizontalmente na articulação para, mais uma vez, fazer dançar o MECom em Fortaleza. Trazendo a defesa da articulação e mobilização de estudantes em torno dos debates de educação e mídia livre, o Tal Coletivo é um grupo orgânico de estudantes de Comunicação Social que se articulam para pensar a ENECOS em nossa cidade e estado. Somos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UFC, FIC, FA7, FAC e UNIFOR que se uniram na militância para fazer de suas universidades um espaço de formação e transformação social.